Cálculo Urinário ou “Pedra nos Rins”

A litíase ou cálculo urinário, popularmente conhecida como “pedra nos rins”, é uma doença frequente na população, podendo ocorrer tanto em homens como em mulheres. Estima-se que cerca de 5 a 15% da população apresenta cálculos urinários. Normalmente crianças e jovens não formam cálculos, mas quando a doença é diagnosticada em idade precoce é imprescindível a avaliação e acompanhamento urológico.

Os rins são órgãos responsáveis por filtrar constantemente o sangue, eliminando toxinas produzidas pelo metabolismo e controlando a quantidade de líquido e eletrólitos (sais minerais) no corpo. Alterações do metabolismo, infecções, distúrbios alimentares e fatores genéticos podem levar a um desequilíbrio na função dos rins, permitindo a aglomeração de cristais na urina e formação de pedras, que podem aumentar de tamanho e eventualmente sair do rim e provocando crises de dor intensa.  Os sintomas podem variar de brandos a muito fortes e apesar de ser uma doença benigna, podem ocorrer desde casos simples até casos extremamente graves, que podem colocar em risco a vida ou a saúde do paciente.

Tratamento

O tratamento cirúrgico dos cálculos urinários depende de fatores como tamanho, localização, densidade (grau de dureza), sinais de infecção associada e sintomas provocados.  Nas últimas décadas o avanço no desenvolvimento de técnicas e equipamentos possibilitou o tratamento minimamente invasivo dos cálculos urinários de forma segura e com grande taxa de sucesso.  As cirurgias endoscópicas (sem necessidade de incisões) e realizadas através de punções permitem uma recuperação muito mais rápida, menor tempo de internação hospitalar, menos dor e complicações no pós-operatório.

O tratamento cirúrgico para eliminação dos cálculos é apenas parte do tratamento. O paciente diagnosticado com cálculo urinário deve manter um acompanhamento regular no consultório do urologista e avaliar a necessidade de tratamentos complementares como mudanças de hábitos alimentares, tratamentos com medicamentos e medidas específicas para intervir em fatores que possam estar provocando a formação dos cálculos.

A equipe do Instituto Carioca de Urologia possui vasta experiência no tratamento de cálculos urinários, realizando cirurgias de urgência e programadas, assim como no acompanhamento ambulatorial dos pacientes. O tratamento individualizado, escolha correta da técnica e acompanhamento regular levam ao sucesso no tratamento e controle da doença.