Câncer de Rim

O câncer de rim é o terceiro câncer mais comum no aparelho genitourinário e representa cerca de 3 % das doenças malignas dos adultos. A maioria dos tumores renais são pequenos, menores de 4 cm, sendo que cerca de 20% deles são benignos.  A maioria dos tumores renais são detectados inicialmente em exames de rotina uma vez que os sintomas característicos que são massa palpável, presença de sangue na urina e dor lombar, só aparecem em estágios avançados da doença. A realização anual de um ultrassom ajuda a rastrear lesões renais. Uma vez identificada uma lesão suspeita, exames mais complexos como a tomografia abdominal com contraste e a ressonância magnética podem ser necessários para identificar critérios sugestivos de malignidade e definir quanto ao acompanhamento ou tratamento.

Dependendo das características do tumor pode-se realizar o acompanhamento ativo com exames de imagem a cada 6 meses, sendo que tumores que apresentem crescimento > cm /ano; tumores >4 cm; surgimento de metástases e mudanças do padrão tumoral indicam o tratamento da doença. O tratamento cirúrgico dos tumores renais ainda é o mais indicado, apesar do desenvolvimento de terapias ablativas como a crioterapia e radiofrequência.  O tratamento cirúrgico dos tumores renais pode ser através da apenas enucleação do tumor quando houver baixa suspeita de malignidade, nefrectomia parcial onde retira-se a lesão com uma margem de segurança ou a nefrectomia radical onde é removido o rim todo, sendo que a técnica cirúrgica pode ser realizada por via convencional/ cirurgia aberta, videolaparoscopia ou videolaparoscopia em plataforma robótica. Com desenvolvimento de técnicas avançadas de laparoscopia e laparoscopia em plataforma robótica tem sido cada vez mais viável a realização de nefrectomias parciais em tumores de alta complexidade poupando o rim acometido. O objetivo do tratamento cirúrgico deve sempre ser manter a função renal sem comprometer o resultado oncológico e sem complicações.

Por se tratar de uma “doença silenciosa” o acompanhamento regular anual com exames de imagem sempre será a melhor forma de identificação precoce dos tumores renais permitindo o acompanhamento e tratamento adequado dos pacientes.